10 Plantas Fáceis de Cuidar: Um Guia para Iniciantes em Paisagismo

Você gosta de plantas, mas não sabe como cuidar delas? Você quer ter um jardim bonito e saudável, mas não tem tempo ou paciência para regar, podar e adubar? Você acha que paisagismo é uma arte difícil e cara, que só profissionais podem fazer?

Se você respondeu sim a alguma dessas perguntas, este artigo é para você. Aqui, você vai aprender sobre 10 plantas fáceis de cuidar, que vão embelezar o seu ambiente, purificar o ar e trazer mais vida e cor para a sua casa. Além disso, você vai descobrir como escolher, plantar e manter essas plantas, seguindo dicas simples e práticas. E o melhor: você vai ver que paisagismo não é um bicho de sete cabeças, e que você pode criar o seu próprio jardim, gastando pouco e se divertindo muito.

O que são plantas fáceis de cuidar?

Plantas fáceis de cuidar são aquelas que se adaptam bem a diferentes condições de luz, temperatura, umidade e solo, e que não exigem muitos cuidados especiais. Elas são ideais para quem está começando no mundo das plantas, ou para quem não tem muito tempo ou experiência para se dedicar ao cultivo. Elas também são ótimas para quem mora em apartamentos ou espaços pequenos, pois podem ser cultivadas em vasos, jardineiras ou até mesmo em garrafas pet.

Como escolher as plantas fáceis de cuidar?

Na hora de escolher as plantas fáceis de cuidar, você deve levar em conta alguns fatores, como:

  • O local onde você vai colocar as plantas: se é dentro ou fora de casa, se recebe sol direto ou indireto, se é ventilado ou abafado, se é quente ou frio, etc.
  • O tamanho e o formato dos vasos ou recipientes que você vai usar: se são grandes ou pequenos, se são redondos ou quadrados, se têm furos ou não, etc.
  • O estilo e a harmonia do seu ambiente: se é moderno ou rústico, se é colorido ou neutro, se é minimalista ou cheio de detalhes, etc.

Depois de analisar esses aspectos, você pode escolher as plantas que mais combinam com o seu espaço e com o seu gosto. Para te ajudar, nós separamos 10 plantas fáceis de cuidar, que são lindas, versáteis e resistentes. Confira a seguir:

10 plantas fáceis de cuidar que você precisa conhecer

1. Suculentas

As suculentas são plantas que armazenam água nas suas folhas, caules ou raízes, o que as torna muito resistentes à seca e ao calor. Elas são perfeitas para quem esquece de regar as plantas, ou para quem viaja muito. Além disso, elas são muito charmosas e variadas, existindo mais de 10 mil espécies diferentes, com formas, cores e tamanhos diversos. Você pode plantar suculentas em vasos, xícaras, latas, terrários ou até mesmo em conchas. Elas ficam bem em qualquer lugar, desde que recebam luz indireta e ventilação. A rega deve ser feita uma vez por semana, no máximo, e o solo deve ser bem drenado, misturando areia e pedriscos à terra.

2. Cactos

Os cactos são parentes das suculentas, e também são plantas que armazenam água nos seus tecidos. Eles são originários de regiões áridas e desérticas, e por isso são muito resistentes e fáceis de cuidar. Eles também são muito variados, existindo cactos de todos os tamanhos, formas e cores. Alguns até produzem flores lindas e perfumadas. Você pode plantar cactos em vasos, potes, canecas ou até mesmo em rolhas. Eles precisam de luz direta e ventilação, e a rega deve ser feita uma vez por mês, no inverno, e uma vez por semana, no verão. O solo deve ser bem drenado, misturando areia e pedriscos à terra.

3. Espada-de-São-Jorge

A espada-de-são-jorge é uma planta que tem folhas longas, verdes e pontiagudas, que lembram espadas. Ela é originária da África, e é considerada uma planta de proteção e sorte, que afasta o mau-olhado e atrai boas energias. Ela também é uma planta purificadora, que absorve toxinas do ar e libera oxigênio, principalmente à noite. Por isso, ela é ótima para ser colocada no quarto, pois ajuda a melhorar a qualidade do sono. Você pode plantar a espada-de-são-jorge em vasos, jardineiras ou cestos. Ela se adapta bem a ambientes internos ou externos, com luz direta ou indireta. A rega deve ser feita uma vez por semana, e o solo deve ser rico em matéria orgânica e bem drenado.

4. Jiboia

A jiboia é uma planta que tem folhas verdes e brancas, que podem ser lisas ou onduladas. Ela é originária da América do Sul, e é uma planta trepadeira, que pode ser usada para cobrir paredes, cercas ou pergolados. Ela também é uma planta purificadora, que filtra o ar e elimina poluentes. Você pode plantar a jiboia em vasos, cachepôs ou suportes suspensos. Ela se adapta bem a ambientes internos ou externos, com luz indireta e ventilação. A rega deve ser feita duas vezes por semana, e o solo deve ser rico em matéria orgânica e bem drenado.

5. Zamioculca

A zamioculca é uma planta que tem folhas verdes e brilhantes, que saem de hastes grossas e carnudas. Ela é originária da África, e é uma planta muito resistente e durável, que pode ficar sem água por até um mês. Ela também é uma planta que atrai prosperidade e abundância, segundo o feng shui. Você pode plantar a zamioculca em vasos, cestos ou caixas. Ela se adapta bem a ambientes internos ou externos, com luz indireta ou sombra. A rega deve ser feita uma vez por semana, e o solo deve ser bem drenado, misturando areia e pedriscos à terra.

6. Antúrio

O antúrio é uma planta que tem folhas verdes e grandes, e flores vermelhas, rosas, brancas ou roxas, que se destacam no ambiente. Ele é originário da América Central e do Sul, e é uma planta que simboliza o amor, a paixão e a felicidade. Você pode plantar o antúrio em vasos, cachepôs ou cestos. Ele se adapta bem a ambientes internos ou externos, com luz indireta e ventilação. A rega deve ser feita duas vezes por semana, e o solo deve ser rico em matéria orgânica e bem drenado.

7. Orquídea

A orquídea é uma planta que tem folhas verdes e finas, e flores delicadas e exóticas, que podem ter diversas cores e formas. Ela é originária da Ásia, da Oceania e da América, e é uma planta que representa a beleza, a elegância e a sofisticação. Você pode plantar a orquídea em vasos, cachepôs ou suportes suspensos. Ela se adapta bem a ambientes internos ou externos, com luz indireta e ventilação. A rega deve ser feita uma vez por semana, e o solo deve ser composto por cascas de pinus, carvão e fibra de coco, que permitem a circulação de ar e água.

8. Bromélia

A bromélia é uma planta que tem folhas verdes e longas, que formam uma roseta, e flores coloridas e chamativas, que podem ser vermelhas, amarelas, laranjas ou roxas. Ela é originária da América do Sul e Central, e é uma planta que simboliza a hospitalidade, a generosidade e a alegria. Você pode plantar a bromélia em vasos, cachepôs ou cestos. Ela se adapta bem a ambientes internos ou externos, com luz indireta e ventilação. A rega deve ser feita uma vez por semana, e o solo deve ser rico em matéria orgânica e bem drenado. Você também pode colocar água no centro da roseta, mas cuidado para não encharcar.

9. Lavanda

A lavanda é uma planta que tem folhas verdes e aromáticas, e flores roxas e perfumadas, que formam espigas. Ela é originária da Europa e da Ásia, e é uma planta que representa a paz, a tranquilidade e a harmonia. Ela também é uma planta medicinal, que tem propriedades relaxantes, anti-inflamatórias e cicatrizantes. Você pode plantar a lavanda em vasos, jardineiras ou canteiros. Ela se adapta bem a ambientes externos, com sol direto e ventilação. A rega deve ser feita duas vezes por semana, e o solo deve ser bem drenado, misturando areia e pedriscos à terra. Você também pode podar as flores secas para estimular novas florações.

10. Samambaia

A samambaia é uma planta que tem folhas verdes e delicadas, que pendem para baixo, criando um efeito de cascata. Ela é originária de várias partes do mundo, e é uma planta que representa a prosperidade, a longevidade e a proteção. Ela também é uma planta purificadora, que melhora a umidade e a qualidade do ar. Você pode plantar a samambaia em vasos, cestos ou suportes suspensos. Ela se adapta bem a ambientes internos ou externos, com luz indireta e ventilação. A rega deve ser feita três vezes por semana, e o solo deve ser rico em matéria orgânica e bem drenado.

Neste artigo, você aprendeu sobre 10 plantas fáceis de cuidar, que vão deixar o seu ambiente mais bonito, saudável e agradável. Você também aprendeu como escolher, plantar e manter essas plantas, seguindo dicas simples e práticas. E ainda, você viu algumas referências, exemplos e inspirações para o seu jardim, e algumas sugestões estratégicas para você aplicar em sua casa, gastando pouco e se divertindo muito.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo, e que ele tenha te ajudado a se interessar mais pelo mundo das plantas e do paisagismo. Agora, é só colocar em prática o que você aprendeu, e criar o seu próprio jardim, do seu jeito e com a sua cara.

E se você gostou deste artigo, não se esqueça de compartilhar com os seus amigos, e de deixar a sua opinião sincera e as suas sugestões nos comentários. Nós queremos saber o que você achou, e o que você gostaria de ver nos próximos artigos. Até a próxima!

Anúncios
Anúncios